Perguntas Frequentes

Qual o curso mais indicado para mim?

Se o objetivo é voar por prazer, deve inscrever-se no curso PPL. Ao concluí-lo com êxito, poderá voar em aeronaves monomotoras pequenas e em condições visuais de voo. A qualquer momento, poderá expandir conhecimentos e adquirir qualificações para voar à noite, por exemplo. Poderá ainda continuar o seu treino para obter uma CPL ou ATPL, que lhe permitirá ganhar dinheiro a voar.

Por outro lado, se o que pretende é tornar-se piloto profissional – seja numa companhia aérea ou pilotando aviões privados, aeronaves de combate a incêndios, aviões de reboque ou qualquer outra coisa – deve escolher um dos nossos cursos ATPL.

Tenho de dominar o inglês para ingressar num curso ATPL?

Todos os livros, exames e comunicações durante os nossos cursos ATPL são em inglês, pelo que é importante que fale fluentemente. No entanto, não precisa de saber o inglês técnico da aviação. Isso é algo que aprenderá naturalmente ao longo do curso.

Tenho de ser bom a matemática e física para ingressar num curso ATPL?

Para compreender a parte teórica de um curso ATPL, é importante ter conhecimentos básicos de matemática e física. Esse é o motivo pelo qual terá de fazer testes antes de ingressar na nossa escola de aviação, independentemente de ter estudado e feito exames nessas matérias no ensino secundário. Caso reprove nos nossos testes, ajudá-lo-emos a delinear um plano de estudos personalizado, para que possa refazê-los e obter aprovação.

Para saber mais sobre os testes e como se pode preparar para eles, contacte-nos.

Preciso de passar num exame médico para ingressar na Global Flight School?

Sim. A responsabilidade de pilotar um avião obriga os futuros pilotos a obterem aprovação num exame médico antes sequer de ingressarem numa escola de aviação. Se pretende tornar-se piloto profissional e obter a ATPL, terá de ser aprovado no exame médico de Classe I. Se o plano é voar por prazer e obter um PPL, terá de ser aprovado no exame médico da Classe II, menos rigoroso.

Em qualquer dos casos, o exame deve ser realizado num centro médico certificado pela EASA e aprovado pela autoridade nacional da aviação portuguesa, a ANAC. As provas médicas incluem exames de sangue e urina, eletrocardiograma, exames de audição e visão, entre outros. Se não tem certeza sobre qual o exame médico adequado à sua situação, entre em contato connosco. Teremos muito prazer em ajudar.

É possível passar no exame médico obrigatório se a minha visão não for perfeita ou sofrer de daltonismo, diabetes, ou outras condições médicas?

Habitualmente, usar óculos ou lentes de contato não constitui problema. No entanto, a única forma de saber se as suas circunstâncias específicas de saúde o impedirão de se tornar piloto é fazer o exame exigido num centro médico aprovado.

É preciso passar em mais algum teste antes de entrar na Global Flight School?

Sim. Terá de passar por uma avaliação psicotécnica, um teste de raciocínio matemático e uma entrevista individual. Embora não sejam exigidos pelos regulamentos da EASA, acreditamos que são muito importantes para nós, e para si.

Compreender ao máximo os seus pontos fortes, conhecimentos, habilidades e atitudes antes de ingressar na nossa escola ajudar-nos-á a moldar a sua jornada individual de aprendizagem, de forma a obter a que, no fim, não só obtenha a sua licença ATPL, mas também se transforme num profissional da aviação pronto a desempenhar funções com excelência em qualquer uma das principais companhias aéreas do mundo.

Ter uma licença PPL ou frequentar um curso ATO diferente conta para o número de créditos exigidos para o curso ATPL?

Sim. Se tiver uma licença PPL, poderá agendar um voo de verificação, após o qual será determinado o número de créditos e horas de voo que poderá transferir. Lembre-se, contudo, de que existem limites legais definidos pela EASA. Se está atualmente a frequentar um curso ATO, partes do seu treino também podem ser elegíveis para equivalência de créditos.

O número exato de créditos a transferir varia de acordo com a sua situação específica. Contacte-nos para discutirmos o assunto em detalhe.

Concluir o curso ATPL equivale a um curso superior?

Não. Os nossos cursos ATPL não resultam na obtenção de um diploma académico. No entanto, dependendo do programa e da universidade, poderá receber créditos por algumas das disciplinas que farão parte do seu curso ATPL.

Se além da licença ATPL deseja obter um diploma universitário na área da aviação, entre em contato connosco e para discutirmos as suas opções.

Posso ingressar na Global Flight School se não for um cidadão europeu?

Sim. De facto, recebemos estudantes de todo o mundo. Podemos fornecer a documentação necessária para solicitar um visto de estudante.

Posso ingressar na Global Flight School se a minha disponibilidade for limitada?

Não podemos afirmar com certeza sem perceber a sua situação específica. Tentamos acomodar a disponibilidade dos alunos sempre que possível. Contacte-nos para o ajudarmos a encontrar a melhor solução para as suas circunstâncias.

Os cursos da Global Flight School incluem alojamento?

O alojamento não está incluído no preço do curso, nem dispomos de oferta direta. No entanto, teremos o maior prazer em ajudá-lo a encontrar opções adequadas para ficar alojado enquanto estiver connosco.

O que está incluído no preço do curso?

Ao contrário de muitas outras escolas de aviação, que apresentam valores incompletos para os seus cursos, os nossos preços incluem tudo o que precisa para obter a sua licença, como taxas de inscrição, cursos teóricos, horas de voo, exames, materiais de estudo, exames médicos e uniforme. Não incluem, porém, despesas pessoais diárias com transporte, alojamento ou alimentação.

Do mesmo modo, se precisar de voar mais horas do que o descrito nos programas do curso ou repetir os exames, terá de os pagar separadamente.

É possível pedir um empréstimo para pagar o curso ATPL?

Sim. Devido ao investimento que requer, a maioria dos cadetes recorre a instituições financeiras para custear os respetivos cursos ATPL. Embora a documentação necessária seja diferente de banco para banco, podemos ajudá-lo a preparar tudo da melhor forma, para que o empréstimo seja aprovado. Além disso, também podemos ajudar a conseguir financiamento adicional, caso seja necessário.

Se tiver dúvidas ou questões relacionadas com o financiamento dos cursos, por favor entre em contato connosco. Teremos gosto em ajudar.

Se desistir do curso devolvem-me o dinheiro?

Às vezes as coisas não correm como planeado. O nosso contrato é totalmente transparente sobre os custos associados a cada fase do treino e qual o valor que poderá receber de volta em cada momento, caso decida não avançar ou concluir o curso.

Quanto posso ganhar depois de concluir o curso ATPL e quanto vai demorar a recuperar o meu investimento?

Os ordenados de quem acaba de adquirir a licença de piloto variam, dependendo do país empregador, do tipo de aeronave a pilotar, entre outros fatores. Dependerá também de benefícios como seguros, subsídios, etc. oferecidos pelo empregador. De um modo geral, a carreira de piloto é uma das mais bem pagas que existe.

O tempo necessário para recuperar o investimento na licença também varia: poderão ser necessários dois a três anos.

Quando posso começar o meu curso?

Normalmente, temos duas turmas por ano. Para mais detalhes, entre em contato connosco.

Quanto tempo demora um curso ATPL?

O nosso objetivo é ajudá-lo a passar da inexperiência à licença ATPL em 20 meses. Embora a duração máxima legalmente permitida seja de 36 meses, acreditamos que um programa intensivo de 20 meses produz os melhores resultados.

Quantos alunos têm as vossas turmas?

Embora os regulamentos da EASA permitam um máximo de 28 alunos por turma, na Global Flight School limitamos este número a apenas 20. Isto permite-nos uma abordagem individualizada que consideramos ser uma das chaves para um treino de pilotos de excelência.

O que acontece se eu reprovar num exame oficial?

Terá de ser aprovado em todos os 14 exames oficiais num prazo de 18 meses após realizar o primeiro. Para superar os exames com sucesso, não pode fazer mais do que seis sessões no total e tem um máximo de quatro tentativas em cada disciplina.

O nosso objetivo é prepará-lo de forma que não precise de repetir nenhum exame oficial. Conseguimos isso através de testes internos e de uma monitorização atenta do seu progresso, bem como de um planeamento cuidadoso dos seus estudos. Assim, não só conseguimos ajudá-lo a ser um excelente piloto no futuro, como também ajudamos a reduzir custos extra associados à repetição de exames.

Que tipo de aviões pilotarei durante o meu curso e qual o tamanho da frota?

A Global Flight School opera uma frota de 10 Cessna C152 monomotor e 2 Beechcraft 76 bimotor. Todas as aeronaves estão equipadas com “cockpit de vidro” e são excelentes para aprender a voar.

Além disso, dependendo do curso que fizer, poderá passar algumas horas no simulador de movimento total do Airbus A320, projetado para o fazer sentir-se exatamente como se estivesse a pilotar um avião comercial real.

Com as licenças obtidas na Global Flight School posso conseguir emprego em qualquer parte do mundo?

Ao concluir um dos nossos cursos ATPL e exames oficiais relacionados será emitida uma licença, de acordo com os padrões da EASA (European Union Aviation Safety Agency). Poderá utilizá-la de imediato em toda a União Europeia.

Caso pretenda usar a sua licença noutros países, saiba que os regulamentos podem variar. Algumas jurisdições poderão aceitar a sua licença EASA, outras podem exigir a conversão para uma licença emitida pela entidade competente do país (nos Estados Unidos, por exemplo, teria de converter a sua licença para uma emitida pela Federal Aviation Administration).

Mesmo que seja necessária a conversão da licença, o processo é, geralmente, bastante simples. O que quer dizer que com um pouco de esforço, poderá trabalhar em qualquer país do mundo.

Além da licença, é necessário um diploma ou outro tipo de qualificação específico para ingressar numa companhia aérea?

Embora algumas companhias aéreas prefiram candidatos com diploma académico, além da licença de piloto, este não é, geralmente, um requisito. Também não precisará de nenhuma outra qualificação, além das obtidas nos nossos cursos ATPL, antes de se candidatar a um emprego como piloto.

No que diz respeito à qualificação de tipo, as companhias aéreas normalmente não a exigem aos novos pilotos. Em vez disso, na maioria dos casos, a companhia aérea ajuda a organizar e a financiar o curso, além de fornecer formação específica para o orientar nos procedimentos operacionais padrão da companhia aérea.

Contudo, caso precise de obter uma classificação de tipo sozinho, contacte-nos. Podemos ajudá-lo a obtê-la mais facilmente.

O que posso fazer para aumentar as minhas hipóteses de conseguir emprego depois de concluir o curso?

Embora cada companhia aérea tenha os seus próprios requisitos e fatores em consideração, existem alguns pontos comuns a todas elas. Além de ter que cumprir os pré-requisitos do curso ATPL, as companhias aéreas também valorizam:

  • Excelentes resultados em exames teóricos (idealmente, 85% ou superior) com o mínimo possível de falhas no exame (idealmente, duas ou menos)
  • Excelentes habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipa
  • Excelente assertividade, capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas
  • Sólidos conhecimentos de aeronáutica
  • Registo sem incidentes ou procedimentos disciplinares na escola de aviação em que se formou

Se eu não conseguir um emprego logo após terminar o curso, o que devo fazer para manter as minhas qualificações atualizadas?

Embora a licença em si não tenha uma data de validade, as classificações de instrumentos e multimotores são válidas por um ano. Já a classificação monomotor é válida por dois anos. Pode renová-los para estender sua validade ou revalidá-los no caso de expirarem.

Caso se encontre nessa situação, informe-nos. Podemos ajudar com renovações e revalidações.

Como é um dia de trabalho típico na vida de um piloto de linha aérea?

O horário de trabalho pode variar consoante esteja a transportar passageiros ou carga, ou caso trabalhe em voos de curta, média ou longa distância. Regra geral, o trabalho concentra-se em períodos de três a sete dias, seguidos de um período de descanso. Existem, ainda, limites legais diários, semanais, mensais e anuais que não podem ser excedidos.

Existe limite de idade para ser piloto profissional?

Como na generalidade das profissões, quanto mais cedo começar, melhor. Devido à escassez de pilotos, muitas companhias aéreas começaram a estender o limite de idade para pilotos recém-contratados, algumas para além dos 40 anos. Em termos legais, poderá voar comercialmente até aos 65 anos, desde que continue a passar no exame médico de Classe I. Depois dessa idade, só poderá voar como piloto privado.

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